Quando o EU assume o controle

Olá ser de Luz.

Tudo bem?

Hoje trago um texto bem bacana que fala sobre o EGO.

Sabemos que o EGO é nosso maior vilão na busca da nossa felicidade.

A Kabbalah inclusive considera o EGO como Satã. Isso mesmo, a tradução do palavra Satã que está contida nos textos antigos é EGO.

Podemos também dizer que o EGO é um ser tão esperto que em muitos momentos ele faz-nos acreditar que ele não existe. Ou até mesmo que o vencemos. Mas de outro lado é vital sabermos que o EGO existe e que ele tem uma importante tarefa no nosso desenvolvimento espiritual. É ele quem irá nos ajudar na nossa jornada, no nosso crescimento espiritual.

Como assim Bruno?

A partir do momento que tomamos conhecimento do EGO e aceitamos a sua existência, damos a oportunidade da LUZ se manifestar em nossas vidas, e então podemos seguir para o próximo nível. Isso ocorre mesmo tendo aquela situação que nos incomoda tanto. Só o fato de você aceitar a existência do EGO te trará a tranquilidade necessária para que você evolua de tal forma que a situação que te incomodava não traga mais problemas em sua vida.

Estes dias me deparei com algumas situações onde a atuação do EGO esteve bem presente e trago aqui para você alguns exemplos que possam dar maior claridade no processo de como você irá lidar com o EGO e então passar para o próximo nível.

Uma das situações foi em uma rodovia que liga São Paulo ao interior do estado, bem próximo à capital paulista. Ocorreu um acidente entre dois caminhões e a carga toda tombou na pista. A carga era alho, isso mesmo, o alho que você usa para temperar a sua comida. O mais impressionante era a quantidade de pessoas que colocavam as caixas nas costas e levavam embora. Não só os moradores locais, mas muitas pessoas paravam seus carros, inclusive do outro lado da rodovia, arriscando suas vidas para “roubar” uma caixa de alho. Bom, imagino que neste momento você está pensando: Mas Bruno, isso é Brasil. Isso sempre existiu. Te digo que pode sim ocorrer com uma certa frequência, mas é aqui que precisamos aprender uma lição para que situações como essa sejam evitadas.

Perceba esta situação e veja como ela é bem interessante do ponto de vista de quem está no caminho do crescimento espiritual. No momento que você está no volante ou próximo ao local do acidente, o EGO assumiu o controle da situação e te mostrou uma oportunidade. Esta oportunidade é a de ter algo, neste caso um punhado de alho, fácil, de graça, sem custo material. Tudo bem que o preço do alho está alto. Mas será que “pegar de graça” uma caixa de alho seria a melhor das atitudes que você poderia realizar no seu desenvolvimento espiritual? Ou será que foi D’Eus que trouxe essa caixa de alho para nós como uma forma de abundância?

Como sabemos, a Kabbalah nos diz que o nosso grande propósito na vida é compartilhar para receber.

Neste caso, o receber não estava no ato de pegar uma caixa de alho e levar para casa, e sim lembrar que por traz do fato existe uma situação que poucas pessoas pensam em um momento como esse. Imagine você que a pessoa que estava dirigindo aquele caminhão que continha o alho como carga, era o responsável por levar a mercadoria até um determinado local. Que o sustento dele e de sua família depende desta entrega, assim como a vida de muitas outras pessoas que ainda iriam manusear a mercadoria, até que ela chegasse à sua casa para ser consumida. Se neste momento, a pessoa que estava presente no local tivesse tido essa consciência e então ajudado o caminhoneiro a recolher as caixas de alho e coloca-las em um local onde ele pudesse ter o controle da situação, muito provavelmente o EGO iria ser derrotado e outras pessoas parariam para auxiliar na coleta da mercadoria assim como ajudar o motorista a guardá-la até que uma solução melhor ocorresse.

Ah, mas Bruno, isso é sonho, ninguém faria.

Bom, esse é um pensamento que não pode existir em você. Você tem que mudar sua atitude e realizar ações que te façam vencer o EGO. Talvez nem todos tenham, em um primeiro momento, a mesma atitude que você, mas tenha certeza que alguém ali irá ver e também irá mudar. E com certeza na próxima situação, outros também farão e este número irá crescer e crescer, até que todos tenham a mesma atitude.

Outra situação onde o EGO assume o controle é quando somos criticados. Muitas vezes temos a atitude de reagir perante as críticas e assim entrar em confronto com a pessoa que te criticou. A crítica é uma forma de julgamento, que muitas vezes está refletindo algo que a pessoa que lançou a crítica possui em si mesma. Por isso ela ficou incomodada e então o EGO assumiu o controle e ela jogou uma crítica para cima de você. Neste momento, o EGO irá querer assumir o seu controle e rebater a crítica, levando assim a uma discussão que possa trazer caos para ambas as pessoas.

O melhor movimento a ser realizado aqui é parar 10 segundos para respirar e dar a razão para a pessoa que está te criticando. Sim, dar a razão. É aí, bem neste momento, que o EGO é vencido e a LUZ se manifesta em sua vida, trazendo uma solução perfeita para o ocorrido. Você irá perceber que esta solução sempre virá de uma forma muito bacana, uma forma proativa. Onde a solução servirá para ambas as pessoas. E então você irá tirar excelentes lições da crítica e como você também pode melhorar em relação àquele aspecto ao qual foi criticado. A pessoa que proferiu a crítica, muito provavelmente, também irá se beneficiar e perceber que precisa mudar as atitudes para também evoluir.

Além destes exemplos, existem muitas outras situações onde o EGO assume o controle da nossa vida. O importante é termos essa consciência da sua existência e que ele é benéfico para o nosso desenvolvimento espiritual, e principalmente como seres humanos.

Preste atenção à sua volta. Veja como o EGO se manifesta em sua vida, aceite que ele está lá. Então pare, respire por um momento e veja como você pode agir para vencê-lo e então passar para o próximo nível.

Deixe seu comentário ou me envie um e-mail me contando como o EGO já agiu na sua vida e como você lidou com a situação. Conte-me também se existe algo, alguma situação que está te incomodando para que eu possa te ajudar.

Um forte abraço de LUZ e até a próxima.

Bruno Amiky Wurker

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *